terça-feira, 4 de outubro de 2011

Nova York não é mais a mesma

“Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio"
Heráclito


Cheguei! Depois de uma semana passeando e comprando em Nova York, cheguei. Voltei cansada, carregada, feliz e espantada!

A cidade não é mais a mesma desde minha visita 15 anos atrás. Eu não sou mais a mesma. A América não é mais a mesma. O mundo é outro. Muitas vezes durante a viagem pensei da frase de Heráclito (540 a.C.- 470 a.C.) - “Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio".

Explico: a primeira idéia de Heráclito foi a da unidade dos opostos. Segundo ele absolutamente tudo na vida é composto por fenômenos, valores ou tendências totalmente opostas, mas que se complementam. Uma estrada tem uma subida e uma descida. E continua sendo uma estrada só, e não duas. Para um a tulipa de cerveja está meio vazia, enquanto para outro ela está é meio cheia... A tulipa é a mesma, mas há opiniões opostas a seu respeito. Para Heráclito não há discordância de opiniões, as opiniões não são contraditórias, são complementares, pois a tulipa está, na verdade, meio cheia e meio vazia.

O que Heráclito queria dizer com isso é que as contradições são naturais e nem sequer devemos lutar contra elas, e sim aceitá-las. Quando tentamos eliminar a contradição, estamos, na verdade, buscando eliminar a própria realidade. O que percebemos disso é que a realidade é, portanto, totalmente instável, pois nela habitam os opostos. Nada é permanente. Tudo está em mudança o tempo todo.

Daí nasce a segunda observação de Heraclito: “tudo flui”.

Segundo ele, ” ninguém pode banhar-se duas vezes no mesmo rio”, pois na segunda vez a pessoa não será a mesma e o rio também já não será o mesmo, aquela água já se foi, e é outra…

O MET não era mais o mesmo, a Macy’s não era mais a mesma. Melhor? Pior? Não sei dizer...

Não me lembro de, na primeira vez, ter sido mal tratada por funcionários da alfândega, policiais ou por atendentes no Starbucks (Há 15 anos nem café eu tomava!).Desta vez fui, e muito.

De início justifiquei – “Eles precisam ser assertivos, ser produtivo, neste momento, é mais importante do que ser educado...Trabalhar em uma cidade grande requer agilidade e eles não suportam gente “lerndando”.

No fim da viagem meu saco é que já estava meio cheio – Eles são grosseiros, rudes, mesmo. Pronto, falei!

Lembrei-me de ter pedido na viagem anterior para tirar uma foto com um policial na Times Square. Ele sugeriu que eu colocasse as mão no carro da polícia e afastasse as pernas, simulando um “baculejo”. Isso hoje seria simplesmente impensável! Eles não têm mais tempo para fazer graça, não há nada engraçado na recessão. Eles estão tristes, amargurados. Wall Street estava ocupada. Há gente pedindo esmolas para os desabrigados. Há jovens desempregados sentados nas calçadas pedindo dinheiro.

Minha opinião: o primo rico está pobre e nós somos os primos pobres que estão ficando ricos. Isso os irrita e muito!

Os guias de turismo, os taxistas, não falam com alegria da cidade, só ressaltam suas mazelas. “Aqui morava uma senhora que deixou bilhões de dólares para o cão quando morreu...” “Este prédio foi construído por um sujeito que herdou muito dinheiro, nunca produziu nada, sempre foi um especulador imobiliário, hoje ele troca de esposas a cada 10 anos, sempre por um modelo mais novo...”. “sabem por que aqui tem estes bueiros de onde sempre sai fumaça? Porque o diabo precisa lembrar que vocês estão andando sobre o território dele!”. “Senhora, em 15 anos este país vai estar igual ao seu! Vamos ser assaltados dentro dos carros!”.”Times Square é lugar de turista trouxa! Não fique por lá!” “Já conheceu o Hard Rock Café? É um lugar onde se paga 25 dólares por uma camiseta vagabunda e se come uma péssima comida!”.

Eu poderia escrever outras 20 frases parecidas com esta. Apesar de ter escutado tudo isso, meu copo estava meio cheio e nada ia mudar isso, ponto final. O deles, infelizmente, estava mesmo meio vazio. Eu achei os anúncios da Times Square BELÍSSIMOS! A definição da imagem é simplesmente deslumbrante. Fiquei sim feito uma turista trouxa boquiaberta em frente ao anúncio do MeM.
Assisti aos shows na Broadway como criança, encantada! Comprei o guarda-chuva da Mary Poppins (e a bolsinha também!) e até chorei no Rei leão.

Fiz passeio de helicóptero, fui ao MoMa, ao MET e ao Guggenheim. Vi o Brooklin à noite, passeei no Halem, caminhei na Wall Street e até no Central Park desta vez eu fui.

Curti cada minuto e ainda comprei o Marrocan Oil. O quê? Você não sabe o que é Marrocan Oil? Assunto para outro post. Prometo!

Nenhum comentário: