terça-feira, 17 de julho de 2007

Festa no Céu


Minha avó, Dona Alzira, me contou que, um dia, no tempo em que os bichos falavam, começou a correr pela mata a notícia de que ia ter uma festa no céu.
Foi o maior alvoroço entre a bicharada. Tudo o que era bicho queria ir. Mas quando estavam todos perto do rio, na hora de beber água, descobriram que a festa não era para todo mundo.
O macaco, o veado, a cutia, a capivara, o sapo e o jabuti conversavam sobre a festa quando o bem-te-vi explicou:
- Galera, a festa é no céu, bicho que não sabe voar não pode ir!
Tristeza geral.
O sapo, inconformado, bolou um plano. No dia da festa deu um jeito de se esconder dentro da viola do urubu. Ajeitou-se bem encolhidinho num cantinho e ficou lá. O urubu levantou vôo e foi embora voando rumo à festa, com a viola nas costas e o sapo dentro.
No caminho, o urubu foi sentindo cada vez mais o peso da viola. Começou a reclamar, a suar, a cuspir... Deve até ter feito coisa pior porque o fedor era tanto que o sapo não agüentou e acabou espirrando.
Com os espirros, o urubu, que já ia chegando à festa, descobriu tudo.
- Ah, então é isso é? É você que está pesando dentro da minha viola, né?
Na porta do céu começou a maior balbúrdia.
A arara berrava:
- Joga o penetra lá em baixo, deixa ele se esborrachar no chão!
A andorinha tentava apaziguar:
- Coitado! Deixem o pobre falar.
O sapo pedia desculpas, implorava para ser perdoado.
O tucano se intrometeu:
- Sem castigo é que ele não pode ficar!
O urubu foi taxativo:
- E eu é que não vou carregar ele de volta!
Então a garça sugeriu:
- Joga logo ele lá embaixo que eu quero ver o estrago!
Quando o urubu começou a sacudir a viola com o buraco para baixo, o sapo se desesperou, começou a chorar e a gritar:
- Pelo amor de Deus, já que vocês vão me jogar lá embaixo pelo menos não me joguem n’água! Não me joguem n’água! Na água não!
O urubu revoltado disse:
- Ah! Você não quer ser jogado na água não é? Pois é pra lá mesmo que você vai!
E vupt! Jogou o sapo na água.
O sapo, muito esperto, caiu dentro da água e saiu nadando numa boa, dando graças a Deus por não ter sido jogado na terra.
Tal e qual o sapo, fez meu filho, esta semana. Depois de ter sido grosseiro com a babá, foi avisado pelo pai de que ia ficar sem assistir a seu canal favorito na TV - Discovery Kids. Ao que, de pronto, retrucou:
- Pai, nem te conto, acredita que agora eu estou gostando muito é do SBT?
Lá em casa não colou, não. Ficou sem o Discovery Kids mesmo.

Nenhum comentário: